Acesse Seu livro de receitas

Ainda não é cadastrado?


Esqueci minha senha

É gratis ;)

Torta com Geléia de Uva-niágara
Enviar Receita por Email Imprimir Receita Adicionar Receita ao Livro Comentar esta Receita
Rendimento: 8 Tempo de Preparo: 1h45min

Ingredientes

1 1/4 xícara de farinha de trigo
4 1/2 colheres (chá) de açúcar
01 pitada de sal
100 gr. de manteiga gelada, cortada em pedaços
02 colheres (sopa) de água gelada
01 gema de ovo grande

Geléia:

01 kg. de uva-niágara rosada (reserve algumas para decorar)
02 xícaras de água
Suco de 01 limão-rosa
500 gr. de açúcar
Fatias finas de limão-siciliano para decorar

Modo de Preparo

1- No processador, pulse rapidamente a farinha com o açúcar e o sal. Com o aparelho ligado, acrescente a manteiga aos poucos até formar uma farofa granulada. Em uma tigela, bata a água com a gema. Com o processador ligado, acrescente a mistura de gema e bata apenas por dez segundos. Em uma superfície lisa, forme um disco com a massa e leve para gelar, coberto com filme plástico, por uma hora. Reserve.

Geléia:

1- Em uma panela,leve as uvas com a água ao fogo médio, mexendo, por dez minutos ou até ficarem macias. Amasse-as com uma concha e passe pela peneira pressionando com uma colher. Em uma panela alta, leve o suco das uvas, o suco de limão e o açúcar ao fogo alto até começar a ferver. Abaixe a chama e cozinhe, retirando a espuma que se formar com uma escumadeira, por 30 minutos ou até obter o ponto de geleia (ao retirar um pouco com uma colher, deverá demorar a escorrer). Reserve.

2- Deixe a massa em temperatura ambiente por 15 minutos. Em uma superfície polvilhada com farinha, abra-a até obter 3 mm de espessura. Forre com ela uma forma de 20 cm de diâmetro, de fundo removível. Com uma faca, corte as bordas da massa deixando 1 cm de sobra. Vire as sobras para dentro e pressione com os dedos, formando uma borda dupla. Leve ao freezer por 20 minutos. Forre a massa com papel-alumínio e cubra com grãos de feijão crus. Leve ao forno quente (200 ºC), preaquecido, por 25 minutos. Retire e remova o papel com o feijão. Volte a massa ao forno e asse por mais 20 minutos ou até dourar. Deixe esfriar completamente. Recheie com a geleia e sirva decorada com fatias finas de limão-siciliano e as uvas.

Sobre esta receita

Esta receita foi enviada por Sabor da Cozinha. Através deste link você também pode enviar a sua.
Caso você tenha encontrado alguma divergência nesta receita, seja no texto ou na autoria entre em contato conosco através do e-mail contato@sabordacozinha.com.br